As orquídeas e bromélias são flores sofisticadas que alcançaram expressiva presença em lares brasileiros em regiões tropicais e temperadas.
A Deslumbrante Beleza dasOrquídeas
As espécies de orquídeas são célebres por sua incrível riqueza de formas incluindo milhares de espécies selvagens.
Descubra mais aqui
Tipicamente localizadas em ambientes úmidos e sombreados, estas flores demonstram sistemas especializados de desenvolvimento em variados ambientes.
Explorando a Diversidade das Bromélias
Os tipos de bromélias são classificados à família Bromeliaceae e têm sua principal origem da América do Sul e Central.
Mostrando arquiteturas particulares, diferentes tipos geram um tanque acumulador para preservar precipitações. Esta estrutura viabiliza a resistência durante secas.
Como Cultivar Corretamente Orquídeas e Bromélias
Luminosidade Ideal
Geralmente, as orquídeas se desenvolvem melhor com luz indireta brilhante. Diferentemente, os exemplares de bromélias adaptam-se bem a múltiplos cenários de iluminação, conforme sua origem natural.
Água e Condições Atmosféricas
A molhagem frequente demais é um dos principais vilões para orquídeas. Recomenda-se regar unicamente quando o material de plantio não estiver úmido.
Nas variedades que desenvolvem acúmulo de água, deve-se conservar alguma água nesta formação renovando-a regularmente a fim de impedir o surgimento de larvas.
Substrato e Nutrição
A saúde das orquídeas é mantida em compostos diferenciados que oferecem escoamento adequado.
Substratos que contêm casca de pinus, substância adsorvente junto com componentes arejados apresentam-se adequados.
A manutenção desta família é factível em diversos substratos, como compostos para epífitas, terra vegetal leve ou até mesmo fixadas em troncos.
Problemas Comuns e Soluções
Pragas e Doenças
Pequenos invasores e ápteros constituem desafios recorrentes no cultivo destas plantas.
As ações profiláticas contemplam ventilação adequada, não permitir encharcamento e inspecionar regularmente suas plantas.
Questões Relacionadas às Flores
Se a planta não produz flores, verifique se estão recebendo luz suficiente. Muitas orquídeas precisam de variação térmica entre dia e noite para induzir a produção de flores.
O florescimento destas plantas tipicamente ocorre uma única vez em sua trajetória biológica, contudo formam clones que são passíveis de replantio após a floração principal.
Pontos Favoráveis ao Ter Estas Plantas Exóticas
Superando a questão visual, estas plantas especiais trazem aspectos positivos para o ar que respiramos.
Algumas espécies ajudam para melhorar a qualidade atmosférica, reduzindo componentes prejudiciais e melhorando as condições atmosféricas.
O interesse em acumular flores tão distintas similarmente fornece melhorias no equilíbrio emocional, aliviando tensões e formando laços com elementos vivos.
Primeiros Passos para Colecionadores de Orquídeas e Bromélias
Àqueles sem experiência, é aconselhável iniciar com espécies mais resistentes.
Variedades como as orquídeas-mariposa e plantas aéreas da família Bromeliaceae figuram como possibilidades apropriadas para quem está iniciando.
Pesquise diretrizes em estabelecimentos de jardinagem e coletivos em redes sociais para ampliar seus conhecimentos acerca destes incríveis vegetais.